30 de abril de 2011

Perspectivas

Hoje vi um homem que acabara de morrer, ali eu o via, morto. Isso me fez rever alguns conceitos, ela sempre faz, a morte. Não que ela seja uma coisa boa, mas se faz necessária. Vendo-o ali desfalecido e banhado no próprio sangue pensei: E agora?

Toda situação nos leva a um estado de clímax onde absorvemos o que há ao redor, todos que puderam assistir aquela cena não se sentiram bem, estiveram sob um estado latente de luto, luto ao desconhecido, luto ao desaparecido, além do luto pelo tanto de nos que jogamos fora e deixamos de aproveitar pelo desgaste vil por coisas banais e pífias.

Naquele mesmo momento... Digo, naquele mesmo pensamento em outro momento um espelho fora colocado à frente, em frente, o refletir a corrosão que se desenvolve em nós.

Quanto tempo esperando por chegar a hora que seríamos nosso ideal de perfeição não foi estragado, desperdiçado? Será que não vês que nunca está tampouco estará bem perfeito como o conceito de outrora, alguma hora?

Diria aquele velho sábio que está por surgir: Que faça o melhor a todo o momento e em todo o tempo, tal qual o manual do perfeccionista perfeito, com o fim de que seja ao final um portfólio de perfeições contextualizadas e não um tempo perdido, apesar de tão jovens.

Querendo ou não o tempo passa e se passa junto com as coisas que se transformam, esvaindo-se, fugindo, transformando-se. Ninguém está sempre no topo nem no fundo do poço, o que determina tudo e mais um pouco é como você se comporta e reage frente as situações boas, ruins e catastróficas, boa parte de um homem se determina de acordo com isso.

É sim e não talvez, é assim e é de vez. Você é o que você é quando ninguém o está observando, julgando ou com expectativas em torno de ti. Você é o que você pensa o que deseja. Você e apenas você poderá dizer se vale ou valeu a pena e o que é relevante o suficiente para que haja sacrifício teu. O que é necessário para tornar o tal sonho em realidade, muitas pessoas não tem sonho e sim ganância, não importa como ou onde contanto que seja rápido. Não é?

Você e apenas você sabe o quão difícil tudo isso foi, tem sido e ainda será. Você e apenas você enquanto ninguém estiver olhando ou esperando alguma coisa de ti, é responsável por pesar o que vale, o que vale a pena. Pelo que vale a pena viver e a pergunta mais incisiva: Pelo que vale a pena morrer?



@diguimaaraes

Nenhum comentário: