1 de julho de 2010

Passado Presente

Quando em tudo o que se faz pretende-se buscar o que não mais existe, há algo de errado. No telefonema do cobrador se quer ouvir aquela voz. Na carta convite se quer ler aquela letra. Nas palavras do livro que há meses vem sendo lido, migalha por migalha, só se consegue ler um nome. A cada película o sono toma conta inexplicavelmente para assim não permitir que outra realidade seja vivida enquanto acompanhamos a trama. Todos os pensamentos e imaginações mirabolantes, ao final, acabam com a mesma imagem. Não! isso não é mais novidade alguma...

Aos amigos só resta dizer que está tudo bem, e aos familiares que uma hora tudo vai se resolver! Porém, de verdade, sabe-se que nada disso acontecerá por si só, muito embora o desejo de acreditar nisso seja incomensurávelmente necessário para uma certa tranquilidade. Quem vive uma vida questionadora, uma realidade crítica não tem tanto conforto quanto poderia. Poderia quem sabe apegar-se a um credo, a um gosto ou a uma prática, para concentrar todos os esforços e preocupações, mas seria em vão caso a verdade não estivesse presente, e geralmente... ela não está.

Por mais que a tentativa de ser indiferente a tudo isso seja constante, o fracasso à define. E dizem que o passado não leva ninguém a lugar nenhum e que o presente é um "presente" da vida. aah! dizem isso porque o passado nunca as teve como morada.


Adilson Guimarães
www.twitter.com/adilsongl

2 comentários:

Samantha Sousa disse...

E se o passado ainda o tortura, tenho pouco a dizer. Apenas desejo que o futuro se encarregue de ocupá-lo de deliciosos sonhos e amores sublimes, tão sublimes, capazes de fazê-lo melhor. E enquanto eu puder farei parte desse futuro.

Jefferson Reis disse...

Eu sou nostálgico. Sim. Gosto de relembrar o passado com certa frequência e impulsividade. Isso não quer dizer que eu não viva o passado e que não possa ser feliz com ele. O que não devemos fazer é nos prendermos a culpas antigas, gastas e inválidas ou remoer momentos tristes. Retire do passado apenas as coisas boas e belas. E tire essa verificação de palavras KAOSKAOSKAOSA' God.