16 de julho de 2010

Não Subestime Seus Inimigos

Não se sabe mais o que se quer, nem o que se gosta, muito menos o que se é. Talvez apenas saibamos o que não nos agrada. O transcorrer da história, da nossa história, nos ilude quase sempre. Pessoas frias e duras revelam-se ao passo dos acontecimentos que abalam, abatem, distratam e matam. Sim! Várias personalidades foram cruelmente dizimadas por força das circunstâncias.
O ódio se faz companheiro da solidão quando o isolamento passa a ser a única solução viável para esse mundo de pessoas que querem mostrar que são mais fortes ou independentes, machucando. Essa busca incessante pelo poder acarreta uma guerra de valores ou até mesmo, quem sabe, o digladiar-se dos "sem valor".
É tudo tão subjetivo, tão sentimental, que passamos até por loucos ou estressados quando nos propomos a discutir esse tema, até mesmo porque não há como não se indignar com o que pode ser visto ao questionar esse tipo de comportamento, uma selvageria sem tamanho.
Está tudo distorcido, está tudo errado. O que não é certo, o que não faz bem, passou a ser arte. Justiça? Honestidade? Amor? Valores? Isso tudo é ultrapassado, os tempos são outros, ou apenas tempos mais propícios a sacanagem. Vai saber.
Foi-se o tempo que sentir saudade era nobre e que família seria seu porto seguro, encontram-se por ai despretensiosamente, amigos mais leais do que parentes, do que pais. É bem verdade que transformar amigo em família é mais fácil do que transformar família em amigos, e quando o mais raro acontece a força é surpreendente.
Ao passar por tanta coisa, por vezes acreditamos que estamos fortes em tal proporção que nada mais irá nos atingir. Errado! Sempre haverá uma novidade, creia nisso. É um fato!
É passível de nojo fazer parte desse sistema podre como se fosse natural. Para quem sente algo parecido sabe que nenhuma palavra é capaz de expressar tamanha repulsa. Por isso não há mais nada a ser dito, porém, muito a ser sentido. Jamais estaremos fortes o bastante para passarmos neutros por todas as situações em que formos colocados. Não subestime seus inimigos. Não subestime seus amigos, também.

Adilson Guimarães
www.twitter.com/adilsongl

8 comentários:

PeopleMiss disse...

adorei o blog. seguindo. *-*

Sandro Batista disse...

Adilson, a principio ia só te seguir , mas lendo esse texto fiquei impressionado como me identifico com ele. Sou do tipo "polêmico" ou seja lá que rótulos queiram me dar, simplesmente pelo fato de eu não concordar com tudo que querem impor como a verdade. A realidade é que as pessoas hoje estão cada vez mais apáticas e conformadas com tudo. Veja o "caso Bruno" é a série de piadas infâmes em torno do assunto, como se um assassinato fosse a coisa mais banal desse mundo. E o pior, é que é mesmo. Existem muitos Brunos por aí, e tantas outras Elizas, que ficam à mercê dos holofotes... E matam e morrem dia após dia, sem dar nenhum IBOPE! As pessoas em geral não se assombram com o crime, mas sim com o fato do suposto autor ser alguém público. É o fim!

Abração

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

ivan gustavo disse...

o rapaz tem toda a razão o caso bruno está banalizado e com gente fazendo piadinhas. Ai primo o blog tá show me identifico pra caramba com os textos também, qualquer dia vou escrever algo e se vc quiser postar no seu blog po. noix ;*

Anônimo disse...

Creio que até pelos comentários, a maioria das pessoas se identifica com esse texto, ainda mais pelo fato de que fizeste uma descrição minuciosa do que está sucedendo - a banalização dos valores. Há um filósofo-sociólogo que traça muito bem essa questão, é Zygmunt Bauman, escritor de Modernidade Líquida.Ele afirma que os valores estão escorrendo pelas mãos do homem como água, é a liquidez social. O essencial, que nos torna verdadeiramente humanos é olvidado. A cada dia vamos nos mecanizando, a tal ponto que acredito que um dia se a espécie Homo sapiens for submetida ao teste de Turing, irá ser tachada como desprovida de consciência e sentimentos... Hiperbólica ou não, caminhamos a um tipo de "Admirável Mundo Novo"! Lamentável :(

Excelente blog...

Luiz Scalercio disse...

cara nao quero falar sobre o bruno
esse cara merece apanhar ate morrer.
bellissimo textos gostei muito
de tds valeu.

Samantha Sousa disse...

A banalização de fatos extremamente importantes para todo mundo está sendo comum por todos os cantos do planeta. Mais comum ainda é o esquecimento dos valores e da admiração para com coisas que merecem. Na contemporaneidade, o fato é que pessoas preocupam-se com o que está a um palmo de suas vistas ou nem com isso. :)

Fabíola disse...

Existe um versículo bíblico que diz que" Há amigos mais chegados do que um irmão".

Eu acho que quem, de fato, quer vencer, nunca deve subestimar ninguém. Acrdito que o subestimar seja o primeiro passo para uma derrota.

Tchau!

Unknown disse...

subestimar algo ou alguém é o primeiro passo para o fracasso