19 de agosto de 2010

Roda Viva


Vemos muita coisa, estamos ficando loucos com tanta informação! Minha nossa, o que é que temos que saber? Por que tudo isso que já aprendemos parece ser tão insignificante a cada novo desafio imposto, exposto? Não sei mais que música ouvir, que livros ler, que programas assistir, se é que devo assisti-los. Está difícil ser honesto por aqui, está muito difícil manter a coerência.

Me pego observando os fatos, os traços, os marcos e me permito imaginar como deveria ser, em um lapso de racionalidade inevitável - Espere ai: Não vai ser! Dou-me conta de que é isso, não será como deveria ser. Afinal, se tudo fosse como deveria, que méritos seriam dispostos? Ah! Mas isso não nos permite desistir de todos os sonhos e objetivos, não. A busca deve ser, e isso sim é como deve ser, incessante na direção do que se quer de coração.

Mais uma vez, de novo, novamente, outra vez me perdi nos meus próprios pensamentos e possibilidades, nessa procura insistente de encontrar o sentido disso aqui. Cadê? Onde está? Existe? Talvez. Que torturante, viver sem sentido, por ver além do objetivo, ficar enxergando sempre além, sempre o fim. Mas é o fim mesmo, não é o final da busca e o inicio da realidade e sim, o fim da concretização. Paro. Penso. Se tudo irá esvaecer como o dia se desfaz em escuridão, pra que toda essa ansiedade? Essa ganância descontrolada? Explique-me. Suplico-te.

Outras pessoas estão vivendo os meus sonhos, infelizes, por conveniência. Eu vivo os sonhos delas, infeliz, por conveniência, ou quem sabe? Sobrevivência. Sei lá! É tudo questão de oportunidades, a quem são dadas, quem as aproveita. Porém, tudo virou uma bagunça! Os sonhos estão trocados. Ei! Você! Desfaça isso, por favor.
Vamos! Torcer para que tudo dê certo. Ora essa! Nunca gostei desse “torcer”, me soa tão confortável, não? É algo que mascara uma posição de submissão a tudo o que está acontecendo. Vamos! Corra atrás do seu, eu vou ao meu, e assim a roda começa a girar, sem parar, cada vez mais rápido. Perdemos-nos nessa caça ao tesouro! Cá estamos. Eu. Tu. Nós. Vós. Cá estamos. Onde? Sabes dizer onde? Sabes saber alguma coisa do que está inserido? Talvez.

Essa roda gira cada vez mais depressa, sem pressa, e tudo se vai, dispersa. Acreditar adianta? Ajuda! Não resolve, acredite, mas não seja só crença. Seja atitude meu caro, seja caro, seja querido, não um salafrário! Seja raro.

Enquanto a roda continua a girar, quem está por cima vai cair a menos que saiba a hora de segurar e quem está embaixo, muito embora tenda a continuar por onde está pode subir tão alto quando o próprio sonhar. É a roda da vida, que não para não, de girar.

Não fique nervoso, ansioso além da conta. Tudo acontece na hora certa. Não espere que aconteça, não torça para que aconteça. Mas preste atenção, esteja preparado para quando acontecer. Esse é o segredo.



Adilson Guimarães Lima
WWW.twitter.com/adilsongl

47 comentários:

Flor Tulipa disse...

nossa que texto profundo!amei parabéns me fez refletir tudo o que estou vivendo e como estou vivendo!

beijokas Tulipais ;)

Anônimo disse...

Eu repito o que a "Flor Tulipa" comentou. E ainda acrescento que é admirável tu levares palavras de incentivo e reflexão para as pessoas. Estás fazendo a tua parte na construção de um mundo mais justo, e isso é de uma beleza indiscutível...
Que não cesses na tua incansável busca, tampouco na dispersão da tua mensagem inspiradora!

Unknown disse...

Parabéns pelo texto!
mt bom seu blog =)
Beeijoos
http://yankavaz.blogspot.com/

Anônimo disse...

Te sigo Adilson, estarei aqui presenciando as catarses.

Caso queira, visite-me no www.espacointertextual.blogspot.com

Paula Benzi disse...

nossa, goste do texto, muuuito bom!
parabens!

(:

Macaco Pipi disse...

É O JOGO DA VIDA!

Nivaldo Gomes Filho disse...

belo texto como disse macaco pipi e o jogo da vida e temos que aprender a viver assim ..



parabens que o senhor te abençoe

Niemi Hyyrynen disse...

Nossa que texto maluquinho!

Bem, acho que se perder da realidade é a grande consequencia de ter consciencia...

Niemi.

Pablo L. || Blog: O Sací de Patinete disse...

interessante...

????? disse...

" a roda gira cada vez mais depressa... tudo se vai, dispersa." Texto profundo e reflexivo! Nesse mar de informações, nessa roda que gira sem parar, muitas vezes nos perdemos, mas o importante é como nos encontrar de novo.
PArabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Adilson, feliz demais com teu comentário no InterTextual, valeu.
Venho agradecer e comentar esta última catarse acerca do sentido da vida. Faço uma leitura musical da realidade, amigo, o que talvez me ajude a encontrar o sentido evidente das coisas. Há uma canção que diz e talvez faça eco às tuas indagações (por isso reproduzo aqui):
"...a vida é bela
tá tudo estranho
é tudo caro
mundo é tamanho"
Teu texto também me fez lembrar a Roda Viva, do Chico Buarque, que já há algum tempo, sabiamente, antevia:
"...Roda mundo, roda gigante
roda moinho, roda pião
o tempo rodou num instante
nas voltas do meu coração..."

É isso.
Volte sempre, voltarei tb. Bem vindo, amigo.

Marcio.

Unknown disse...

Maravilhoso seu texto Adilson,assim como os demais!grande incentivo.Quero estar pronta pra quando acontecer!
Parabéns.

Unknown disse...

Incrivel seu texto, parabéns e continue escrevendo os ótimos texto que publica por aqui!

Douglas Adrian disse...

Desejei fazer um comentario, mas confesso que fiquei sem palavras. Assim como as suas perguntas sem respostas. Admiravel texto.

Gabriela disse...

Também não gosto muito da palavra torcer, temos que fazer acontecer, isso sim. Adorei o texto, parabéns.

Pedro Prado disse...

Essa roda que gira depressa e arremessa os que não seguem seu padrão pra bem longe, mas isso é bom, eu gosto!

:)

Anônimo disse...

interessante, podia seguir meu blog, e comentar la se puder,abraco e boa sorte

Victor Zanini disse...

Parabens pelo blog, e pela contribuição na rede!

Abraço!

Érico Pena disse...

Cara, achei simplesmente demais e concordo com o seu texto pois essa tbém é a minha filosofia de vida. E o ultimo paragrafo foi o qual eu gostei mais pois é exatamente o q costumo dizer aos meus amigos e alunos

Anônimo disse...

Toda quarta, Adilson, tô lá. E sempre que tiver uma nova catarse aqui eu apareço tb.

Unknown disse...

preso numa roda gigante
que insiste em rodar
me perceguindo a todo instante
sem me libertar

valeu pelo texto
Fernandinho

PENHA''' disse...

parece um circulo mesmo a vida ):
olha, tem um selo de qualidade pra você no meu blog (:

jakared disse...

imagine a inercia quando a roda parar, e tudo sair voando.

Tania Montandon disse...

acredito na revolução molecular de Guattari, cada um em seu esforço de se manter consciente desta sociedade doente que tenta te fazer cair em suas garras, mas vc pode escolher e fazer mudar, priorize seus valores e siga seus princípios. "nao é medida de sanidade adequar-se a uma sociedade totalmente doente"khrisnamurti

Inez disse...

Adorei seu texto.
Essa é a vida, uma roda que não para de girar e gira cada vez mais depressa.

comfortably numb disse...

Cara, que texto foda!
Uma reflexão profunda e verdadeira sobre a existência, por vezes tão sem nexo.

Voltarei sempre aqui.

Abraços

Matheus Felipe disse...

parabéns pelo ótimo blog que vc tem!!!
como vc fez ele.Muito legal o seu

Vaunei Guimarães disse...

fiz meu banner....vamos fazer uma parceria!

http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

Pedro Prado disse...

É, meu caro, essa é a vida.
Chega um ponto que você não sabe no que acreditar, não sabe se está certo ou errado!

Cristiano Contreiras disse...

Sempre intenso, gosto de ler e divagar contigo em teus sentidos.

Thamyzinha Iwasaki disse...

é exatamente meia parte do que minha mente senti afinal.

Willians disse...

nas palavras do morcego lá.. um homem é aquilo que ele faz!

Mônica Pinheiro disse...

Que texto!
O mais difícil é se manter motivado diante de tantas coisas, não?
Vou me lembrar da roda da vida quando esmorecer.

http://www.redenacional1.blogspot.com

Mateus disse...

Sonhar é parar acordado. Deve-se crer? Sim. Mas se deve ter atitude.
A roda gira, mas se você sai do lugar, é com você.
Excelente texto.

Leandro Hellsing disse...

Fenomenal! Retrata bem o que vivemos hoje!

Parabéns pelo Excelente Blog!

Abraço.
Leandro Hellsing

Neuro-Musical disse...

São textos assim que nos fazem refletir sobre o que fazemos da nossa vida no dia-a-dia. Tá tenso hoje em dia!

http://cerebro-musical.blogspot.com

Unknown disse...

Auto-ajuda?!
haha
Não gostei muito desse.
Mas os outros me encantaram.

J. Valentin disse...

Poxa, adorei esse texto! Você escreveu de uma forma totalmente intensa algo que creio que todos estamos vivendo. Essa roda viva que gira, gira, gira nos colocando sempre em lugares que nem sempre estaríamos. Mas ao mesmo tempo, tudo conspira, tudo move, tudo acontece como deve ser. Obrigado pela oportunidade de ler o blog!

www.meuceuparticular.blogspot.com

Unknown disse...

Sempre excelentes textos por aqui!

Fabíola Oliveira disse...

Addy, podemos divulgar o nosso blog! O texto da parte de críticas já está pronto. Eu mesma fiz! Agora, acrescenta aquela seção de resposta ao aleito que conversamos antes, por favor....

Fabíola

Fabíola Oliveira disse...

Manu gostou do texto. Nós vamos deixar o texto lá no blog. Daí você ler. se tiver alguma objeção a ele, só entrar em contato conosco.

Carla Reichert disse...

Já te sigo a algum tempo e só agora acredite estou lendo. Seu texto foi extremamente importante p mim.é bom lembrar que o mundo gira e talvez nos pegue de surpresa caso possamos estar distraídos e fechados p o que vai acontecer.
abraços.

Daniella Souza disse...

Concordo com você. Nunca achei que isso de SÓ acreditar ou SÓ torcer pra dar certo, fosse adiantar alguma coisa. O certo mesmo é acreditar (claro), mas sempre correndo atrás e não esperando que tudo caia na suas mãos enquanto você se senta confortavelmente e torce e acredita que vai dar certo.
Adorei o texto!
Tanto as idéias, quanto a forma como você escreveu.
Parabéns!^^

CAMILA de Araujo disse...

O mundo, as pessoas e tudo a nossa volta se comportam dessa forma cíclica, infelizmente.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Anônimo disse...

otimo texto, sucesso no blog :)



http://niddotiras.blogspot.com/

Unknown disse...

É isto, verdadeiramente isto.
É preciso reconhecer -se, amanhã é a comemoração da independência do Brasil, aí me pergunto, se me sou livre e autonoma enquanto cidadão?
É preciso ter esperançar, não esperar, não vejo um momento para alguma mudança significativa, se não esta.

Se quiser e puder:
http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

Fabiane Daz disse...

Mais um bom texto seu!!.. E as fotos lindas, de muito significado!!..