6 de agosto de 2010

Aos Pais

Toda atitude tomada ao passo de tua ação ou omissão gerará consequências, boas ou ruins? Depende... do ponto de vista. O fato é que causa e efeito sempre estão e estarão correlacionados. Um filho, teu! Veio de ti, por ti. Querendo ou não, agora, és um pai!


Pai: Substantivo masculino que significa genitor; gerador; protetor; fundador; autor; instituidor; cacique (fem: mãe) - de familia: pessoa que tem mulher e filhos. Pai é aquele que dá o exemplo, que dá a bronca e o castigo. Pai é aquele cujo filho se tornará sua imagem e semelhança, ou deveria.



Pai, leve teu filho ao médico quando estiver com febre, leve-o à escolhinha de futebol e acompanhe os jogos, pois todos os outros pais estarão lá e ele sentirá tua ausência. Pai, brinque de bola com ele na calçada e acompanhe-o ao fliperama, xingue o zagueiro de burro quando tomar um gol.
Pai, coloque-o sentado à mesa na hora do jantar, divague sobre suas filosofias de vida e encerre com: "Um dia, quando você for um homem irá entender o que eu disse e lembrará de mim." Sem dúvida, ele lembrará e esse será o seu maior legado,
independente de tudo.


Ah! Pai? Agradeça teu filho por ter tomado conta de tuas obrigações e dê-lhe os parabéns quando passar no vestibular, de forma descente. Ajude-o com seus planos, projetos, dê conselhos. Leve-o à final para ver o time - que é de vocês por tua causa - ser campeão! Leve-o ao show daquela banda de rock famosa. Fale sobre as mulheres, ensine-o a fazer a barba, veja um programa na tv de domingo, só para que ele possa dizer de peito aberto: PAI!


Assuma tua posição de Pai como um homem digno. Não com dinheiro, mas com empenho! E se por algum caso fortuito não puderes práticar minúcias de atitudes como essas, apenas confie nele como se fosse uma parte de ti. Ao menos, seja justo e não levante suspeitas de teu filho, reconheça as atitudes de toda uma vida, só para que ele possa dizer de peito aberto: PAI!



Dedicado ao meu grande amigo e futuro pai: Gabriel Araújo. Feliz dia dos pais!



Adilson Guimarães
www.twitter.com/adilsongl

66 comentários:

Guilherme Bayara disse...

Que lindo!
Bela homenagem, simples e encantadora.

Parabéns ao seu amigo!

J. Valentin disse...

Nossa! Eu me emocionei muito com esse post. Quando o assunto é pai e mãe, eu me emociono demais. E com seu texto vem as lembranças de tudo que meu pai já fez por mim e tudo que ainda faz. É nossos pais, nossos heróis!

Seu blog está ótimo como sempre. E esse texto maravilhoso!

Parabéns!

Yaser Yusuf disse...

Otimas palavras...bom mesmo o texto!
parabéns!
Seguindo seu Blog!

Jân Bispo disse...

Sua cronica sintetizou de maneira brilhante a realação entre pai e filho ao menos a que deveria acontecer e que o tempo, a irresponsabilidade e os problemas muitas vezes não permitem, parabéns pela crônica reflexiva, suas palavras marcaram minha mente e seguirei ou ao menos tentarei segui no dia em que me tornar um PAI. abraços!

Willians disse...

é uma questão delicada, mas sim devemos buscar a utopia.

Jefferson Reis disse...

Texto muito bonito. Eu me emocionei. Meu pai nunca fez nada disso comigo e eu senti muita falta. Acabei crescendo sem estas coisas e agora me viro sozinho. Eu nunca gostei de Futebol então, ainda bem que ele não falava disso comigo e quanto as mulheres, bem... rrsr Ainda bem que ele também não falou disso comigo. Mas eu digo PAI! de peito aberto.

Sandro Batista disse...

Adilson, de novo brilhante.
É incrível sua capacidade falar de sentimento de forma tão verdadeira.
Aliás, teu texto carrega muito mais que uma simples homenagem aos Pais. Percebi um desabafo!

Abração

E
http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Matheaus disse...

Ao gabixa e paulety, vamo sempre tá com eles irmão !

Maylane disse...

Os teus textos são sempre ótimos... Meus parabéns... Bela homenagem aos pais...

Fernando disse...

estou surpreso com seu texto.
Me fez pensar sobre muitas coisas, valeu pelas dicas..rsrs

falow

Fabíola disse...

Em algumas culturas, tem-se a mentalidade de que o filho é mais do pai do que da mãe. Sendo assim, a responsabilidade maior sobre a criança, bem como sua guarda pertencem ao pai. Nas sociedades ocidentais,essa mentalidade não está muito presente. Às vezes, tenho a impressão de que a função do pai na criação de seus filhos é quase que secundária por aqui. Não é à toa que tempos atrás pais separados se organizaram para terem o direito de participarem mais, efetivamente, da vida dos seus filhos e deixar de ser pais, apenas, nos finais de semana e de quinze em quinze dias.

Então, o seu texto, que, para mim, é mais um lembrete do que é ser pai é muito válido, principalmente numa sociedade como a nossa onde as funções do pai, por vezes, não parecem estarem muito claras.

Luiz Scalercio disse...

cara fiquei muito contente
pelo atitude de vc fazer
uma homenagem do dias dos pais.
prbns e muito sucesso.

Dih disse...

Cara você soube espressar as palavras tão bem !!! Parabens OTIMO OTIMO TEXTO !!

http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

Taiany Maria Silva disse...

que post lindo...
parabéns pelo blog!

Natália Alencar disse...

Nossa! Seus textos mexeram comigo. Eu sinti falta dessas coisas a minha vida inteira e por muito tempo fiquei com raiva dos meus pais, só que agora ela passou, mas ficou um vazio.

Gabriel Pozzi disse...

Grande Adilson!
Pode ficar tranquilo, que pela qualidade que ando vendo em seu blog, irei voltar aqui sempre mesmo!
Novamente houve uma identificação com seu texto, NÃO QUE EU SEJA PAI, ainda tenho 18 anos e espero que isso não ocorra em breve (rsrs), mas esses pequenos casos e essa história de "imagem e semelhança" eu vivencio bem com meu pai, embora obviamente eu não seja igual a ele.
Mas ele é um grande mestre para mim, e um texto como o seu é muito emocionante para quem sabe a importância e o valor de viver a família!
Um abração, também espero que volte sempre ao meu blog!

http://songsweetsong.blogspot.com/

Victor Von Serran disse...

/parece que pensamos no mesmo tema

postei sobre pais mas o meu ta bem pessoal

se vc gosta de catarse,vai gostar da pag
aparece quando puder
abraço
http://universovonserran.blogspot.com/

Thamyzinha Iwasaki disse...

qui belissima homenagem^_^

pois feliz dia dos apis a todos os pais, que saibam que seu dia é muito importante pq vcs são importantes em nossas vidas


xau

Mumu disse...

Muito legal. Me fez lembrar na época que eu era "guri" e meu pai fazia essas coisas comigo.
Desculpa as palavras... MAS POSTAGEM DO CARALHO! Gostei pra caramba!

www.escritasdiretas.blogspot.com

abração

carol disse...

concordoo, muito lindo o post
, se for pra ser pai, assumindo suas responsabilidades!
lindo,lindo,lindo

Laís Brito disse...

Isso me fez lembrar meu pai :S
Mas tá lindo,como sempre.

www.laaisbr.blogspot.com

:*

Samantha Sousa disse...

Sabe chocar, sabe tocar naquilo que está guardado dentro de cada um de nós. Sabe realmente chamar atenção praquilo que realmente é necessário. Sabe ser adorável em suas palavras. Sabe criticar sem agredir e aconselhar sem ordenar. É por isso que sou fã do Catarse s2 Tinha tempo que eu não vinha aqui, sentia falta.

Marcela Barreto disse...

Olá Adilson,

Gostei muito, muito mesmo da sua propriedade de argumentação, uma vez que como bem disse ser pai é muito mais que propriamente um rótulo, mas empenho, amor.

E sobra tanta desta falta, não é meu caro?!

Um abraço

Pedro Prado disse...

Bela homenagem.

Eu diria isso tudo para meu pai, faria isso tudo com ele, mas ele não mora comigo, ele e minha mãe são divorciados e outros rolos....

Ele nunca foi tão presente, eu tive uma família completa até meus 11 anos, depois meu mundo desmoronou.

=)

Nessa Ar'Feinel disse...

A palavra "pai" muitas vezes passa em branco... ou em preto. Existem muitos desses que marcam seus filhos com sordidez ou apenas inexistem de suas vidas. É claro perceber que nessas duas opções alguém há de tornar-se manco e fraco, na maioria das vezes os filhos, que certamente serão pais igualmente faltosos.
É grande responsabilidade transformar uma criaturinha desmoldada num homem com decência, mas a recompensa é igualmente grande, suponho.
Pais que conseguem essa tarefa merecem todos os troféus. Mas não esqueçamos também daqueles mal sucedidos, que mesmo fraquejando por sua condição humana de errôneos, tentam com tudo que podem fazer de seus filhos melhores que eles mesmos.
Obrigada pela visita! Venho retribuir-te a gentileza.
Li teus outros textos. Escreve com maestria tuas palavras.
Parabéns!
Abraço.

I. Gustavo disse...

muuito bom seu texto, deu até uma vontade de ser pai HAHA
mais é assim mesmo todo homem de verdade um dia vai ser pai ;D

parabéns ai pro Gabriel

Allan disse...

Parabéns cara! Belíssimo texto. Me lembrar de meu pai, que infelizmente não está mais na Terra, que saudades, ah PAI!

Vaunei Guimarães disse...

po manero...mas achei q vc podia ter explorado um pouco mais....mas fikou legal...o blog tah bom!

vamos verc fazemos a parceria....

abç!

Angélica Nunes disse...

O meu Deus... realmente lindo... não sei o que dizer...
excelente postagem!

Macaco Pipi disse...

PARABÉNS A TODOS!

Lucas M. disse...

belo texto sobre os pais...
parabens! :D

Fernanda Santiago Valente disse...

Pai é realmente tudo isso... texto muito lindo para homenagear os pais. DIzer de peito aberto: PAI. Não é algo fácil...
um beijo

Tito disse...

lindo, parabéns pelo texto.

Nicelle Almeida disse...

Que lindo texto!!! Adorei =)
Parabéns a todos os pais.
Um forte abraço!
www.nicellealmeida.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi, Addy. O que houve? Alguma coisa? Olha, a a formatação da entrevista de Manu ficou óootima e ela disse que poderá entregar o texto para as críticas sobre Baumann até amanhã. Addy, vamos no reunir amanhã de novo às 20:00 hs, por favor. Beijos, docinho.

Fabíola

Gabriel disse...

"Fale sobre as mulheres, ensine-o a fazer a barba, veja um programa na tv de domingo, só para que ele possa dizer de peito aberto: PAI!"

Não há coisa melhor, do que está ao lado do seu velho pai e sentir-se feliz.

Parabéns a todos os pais, que juntos de nossas mães nos são tão caros e importantes.

Abraço.

Leandro Ferreira disse...

muito bom...bela definição de pai

Tenho a sorte de dizer que meu pai é até mais que o seu texto

abração
http://leandroferreirao.blogspot.com/

Vaunei Guimarães disse...

bom...passando p manda um abç aew!

Nivaldo Gomes Filho disse...

parabens a todos os pais.

que pense nao que tem feito para com seu filho e procure melhorar sempre

que o senhor jesus abneçoe todos nos....

parabens pelo blog adorei vou seguir.


abcs.

http://mundogospelradioon-line.blogspot.com/

Flor Tulipa disse...

Parabéns querido muito bom o seu texto1quem mim derá ter um dom assim como o seu com as palavras!
Sucesso com seu blog
Obrigada por mim seguir tbm fico feliz empoder retribuir :D

beijokas Tulipais

Astréia disse...

Linda homenagem ao dia dos pais,parabéns! O texto está ótimo e o blog também.

Abraço!

Ferrari disse...

Ai Mano Louco, parabens pelo texto
tu manda bem pakas nas letras ;D

o novo layout fica manero

Vaunei Guimarães disse...

abç!

Jéssica Torres disse...

Acho que essa emoçãozinha que você despertou aqui deve-se ao fato de meu pai ter tido que abdicar à essas minúcias, e eu ainda assim, com todo amor que aqui tenho por ele, posso falar de peito aberto: PAI!

Que teu amigo aceite e ponha em prática os "conselhos"

Millena disse...

Excelente post como sempre você arrasa com as palavras.
Os pai tem um enorme significado na vida de todos.

Lua- Eu Crio Moda disse...

eu desejo q pra qm nao tm pai, deseje pra sua mãe td d bom , e pro papai tbm...

Vaunei Guimarães disse...

otra vez...abç!

Felipe disse...

Nossa, Parabéns!
Belo post *-*
http://silveriofandl.blogspot.com/
Seguindo (:

Luis Sapir disse...

Uma bela homenagem!

essas definições estão perfeitas

jakared disse...

na verdade tem muitos pais por ai que se ausentam por necessidade, eles tem q buscar o pao de cada dia, chegam em casa, e encontram suas crias domindo, e saem de casa e eles continuam dormindo, quando se encontram os dois nao se entendem direito, mas se a mae tiver la pra ajudar esse reencontro, tudo fica facil.

Anônimo disse...

Gostei da tua homenagem quase científica aos pais... rs... mas acho que tem todos os tipos de pai mesmo, embora você tenha falado de um modelo um tanto estereotipado de pai, daquilo que um pai deve ou poderia ser ou fazer, enfim.... mas acho que entendi a mensagem.

Obrigado pela visita, volte sempre!

F.

Nova Alexandria disse...

Lindoooo o texto!!
adorei!
pai que é pai faz tudo isso! rs
bjos
leticia

=]

Anônimo disse...

Muito, muito obrigado pelas visitas e comentários. Abraços a todos!

Aninha Assunção disse...

Ki lindo! feliz dia dos pais a todos! :D

http://aninhamyworld.blogspot.com/

circulo de fogo disse...

MUITO BOM O BLOG!!!

ACESSE TBM O:
www.circulodf.blogspot.com

Unknown disse...

Nossa muito legal eu não tenho mais meu pai e ele era muito presente essas atitudes que vc comentou ele fazia com meus sobrinhos de ensinar a fazer a barba e tals ir aos jogos me emocionou

Amanda Cavalcanti disse...

AMEEI *-*
meu pai nunca fez nada disso comigo.

http://cativameee.blogspot.com/

Malu disse...

Lindo o texto!

Pam disse...

Texto perfeito. Linda homenagem *-*
Beijoss!!

Natália Alencar disse...

Pode ser, obrigada pela dica. Agora meu texto tem um título. :)

MBDesign`s Blog disse...

meus parabens!!!!!!!!


a paternidade tem sido banalizada por muitos! e é bom ver pessoas valorizando os principios de o que e ser pai!

meu blog passa lah

http://jocumponta.blogspot.com/

Paula Benzi disse...

Olá, obrigada por visitar meu blog, tá no comecinho ainda, quero escrever mais ainda (:

gostei dos seus posts e do seu vocabulário e esse post do dia dos pais eu fiquei com vontade de mandar pro meu pai, pois quando passei no vestibular ele perguntou se era verdade e queria entrar no site pra ver, acredita? rs...
mas enfim, parabéns ao seu amigo futuro papai!
obrigado por me seguir, estou te seguindo tbm e com certeza voltarei mais vezes (:

bjs!

J. Valentin disse...

Como já havia comentado nesse texto maravilhoso, comentei no texto nostalgia!
Sempre emocionando, parabéns.

www.meuceuparticular.blogspot.com

Anônimo disse...

O ultimo paragrafo disse tudo.
Dinheiro é facil de dar, simples pratico. E infelizmente muitos Jovens se contentam com isso... Agora empenho já é outra coisa, bem mais dificil que precisa ser trabalhada e cuidada.

Lindo, encantador o blog

Unknown disse...

Meu pai é meu Heroi

Gustavo Paiva disse...

Eu fico meio esquisito ao ler textos sobre pai. rs Talvez seja o fato de eu não ter tido o meu por perto. Em compensação ganhei outros, não sao biologicos, mas sao pais. Belo texto.