21 de janeiro de 2019

Pressa


Me ensine a não ter pressa em querer que tudo chegue em breve, mesmo sem ver o tempo passar. A gente anseio tanto que aconteça, tanto que chegue, tanto que seja, que acaba nem percebendo as horas se esvaírem.

E dizem para tomarmos cuidado com os nossos desejos porque eles podem se realizar; de tanto querer apressar, o tempo voa e voa para chegar e rasante ele passa sem se permitir enxergar.

No final das contas, a mesma velocidade que chega, que se conquista, que se agarra, é a mesma que se vai. Vem fácil, vai fácil. Vem rápido, já foi. Ninguém viu. Ninguém sentiu. Quem se omitiu?

Me ensine a não ter tanta pressa e saber esperar sentindo cada troca de segundo do ponteiro, sem agonia. Que a dor da espera não me encontre, pois estarei ocupado percebendo a ação do tempo em mim mesmo.

Enquanto ele passa eu mudo. Enquanto ele muda, eu passo junto. Enquanto me transformo em outro, o rio passa. Enquanto mergulho a água já é outra. Tudo muda. O tempo vai e não volta. Eu vou, mas volto.

Quantas vezes não nos pegamos errando de novo, do mesmo jeito, anos depois? Quantas vezes acreditamos piamente que mudamos, que não erraremos mais e então, no final, nos vemos em meio ao mesmo dilema?

O tempo é rei, de verdade. Ele mostra que a gente não tem o controle de nada. O tempo passa e mostra, quando finalmente conseguimos enxergar, que a mudança parte de dentro, independentemente do tempo.

Uns levam mais. Uns levam menos. Uns não mudam nunca. Outros sequer reconhecemos. E ficar parado também é uma escolha, por isso não precisa agonizar-se com a demora ou o voo do tempo, faça o que tiver que ser feito, do seu jeito, pois o tempo...  Ah, ele passará de qualquer maneira.

De qualquer maneira ele se esvairá e no final não fará diferença se foram 10 ou 50 anos, mas sim se valeu a pena passar por ele. No final das contas, o que importa é o caminho e todas as coisas que conseguimos extrair disso.

Enquanto ele passa eu mudo. Enquanto ele muda, eu passo junto. Enquanto me transformo em outro, o rio passa. Enquanto mergulho a água já é outra. Tudo muda. O tempo vai e não volta. Eu vou, mas, por vezes – e quantas vezes! eu volto.

Nenhum comentário: