26 de outubro de 2010

A ignorância é uma benção

A ignorância é uma bênção, não ter conhecimento das coisas como elas realmente são pode ser um alento para viver. Pensávamos, um dia pensamos que tudo dependeria apenas do nosso esforço. Errado! Então percebemos que as coisas aconteciam de acordo com vários fatores, mas não somente. Mais um Erro!


Por vezes há falta de não termos que nos preocupar com esse tipo de coisa, mesmo sem nos darmos conta haviam pessoas por trás de tudo, segurando o mundo para que nós apenas nos preocupássemos em viver. Mas com o passar do tempo, com as coisas que são vistas, sentidas e vivenciadas agora sabemos que para viver, de antemão é preciso sobreviver. Sobretudo.


Sobrevivência é a palavra de lei para a grande maioria das pessoas, são poucos os que tem a oportunidade do conhecimento, não somente formal. São poucos os que tem a oportunidade da instrução e da visão de mundo, tal como ele realmente é e não como se apresenta na maioria das vezes.


Persistir e manter certos valores fica cada vez mais difícil e pensamos de pronto na injustiça que rodeia as relações de bem e mal, mas em um ângulo mais profundo e abrangente, agora sabemos que as pessoas acabam por se perder na busca pela sobrevivencia, existindo de maneira passional.


É preciso antes de tudo, paciência. Respeito e gratidão são as condutas mais admiráveis em todas as vidas, entre amigos e inimigos, entre meros desconhecidos e principalmente entre os que se completam. Mas não é disso que se trata. É de algo muito maior, muito mais mundano e quanto mais firme, mais sobrenatural.


A paciência é a mãe de todo e qualquer sucesso, e parceiro de todo e qualquer trabalho bem sucedido seja de que natureza for, sem ela dificilmente conseguirás o que tanto almeja de forma sólida, sem ela poderá conseguir tudo e mais um pouco mas tão concreto quanto o vento, logo irá de suas mãos para outras, sem nenhuma gratidão.


Segurança, já se disse tanto que é muito importante tê-la conosco, segurança, confiança e afins. E realmente é verdade, mas o engano está em achar que ela se construirá empiricamente ou que surgirá de alguma coisa maior ou desconhecida e se incorporará ao corpo. Segurança, ela está em nós, dentro, faz parte de tudo o que somos e sempre estará ali, a segurança não é uma característica, tão somente, é um potencial que todos possuem mas que raros conseguem alcançar e externá-la. Para tudo, é preciso encorajar-se e mergulhar em um profundo mundo de incertezas, arrependimentos e saudades, dentro de nós mesmos e buscá-la no mais profundo do que pode ser entendido como, ser.



@adilsongl

4 comentários:

Wanderly Frota disse...

Quando você fala de sobrevivência, é importante realmente ressaltar que nem todo mundo tem acesso ao conhecimento de vida, a uma melhor instrução. Mas mesmo assim, cada um, com seu 'limite de mundo' sobrevive como pode, isso é bom. E bom também é ter desafios . *-*

Gostei muito do seu texto. Parabéns!

http://distractingpages.blogspot.com/
passe lá, se puder !

Beeijinho

Gabriel Geralle disse...

bom texto!
parabéns

Arlan Souza disse...

Pensar é sofrer. E quanto mais penso mais sofro.


Esta sitação é verdade refinada.
O conhecimento liberta e vez ou outra eloquece, porque decobrir é um caminho solitário, cheio e vazio.
Não conhecer pode parecer aprisionador para quem está do lado de fora, mas para quem não conhece, este encontra-se no mais alto estado de liberdade.

...pontos de vista.
abs.

Dih disse...

Com toda a certeza o conhecimento liberta as pessoas... As torna mais seguras de si mesmos... E conseqüentemente molda um ser humano melhor.