25 de março de 2011

Explanação Nonsense

Senhoras e Senhores, mais um pequeno ciclo em seu término, ao final de mais um início renovadamente antigo como se fosse uma eterna repetição do que sempre foi. Saber o que se quer é um passo importante e vital para descobrir como chegar e é a isso que se atribui o caminho do sucesso. Não é?

A cada dia pensamos que sabemos mais, mesmo sem querer esperamos que amanhã, estejamos melhores e mais perto do que planejamos e consideramos o melhor na vida, percebemos então que éramos tão fracos, tão ingênuos e inexperientes. Muitas das vezes nos damos conta de que estava tudo errado, é!

Todo o tempo, estamos aprendendo e reaprendendo a fazer e a pensar coisas que já tinham sido classificadas como triviais, mas que quando nos demos conta de sua verdadeira complexidade ganhamos alguns graus à frente da maioria. Em uma bela leitura ou na harmonia de uma verdadeira canção, independente do estilo o importante é a mensagem que conseguimos extrair daquilo tudo.

Ao perder o ritmo da rotina em meio aos pensamentos a mil acabamos por ver a realidade de uma forma incrivelmente mais clara, podemos sim enxergar as coisas como são e como devem ser afinal se não fossem assim não seriam como são e eu muito menos. Ponderando àquilo que costuma incomodar, chega-se a uma conclusão estranha de que é algo ainda não explicado, é um sentimento louco esse nosso sentimento inexplicável.

Hoje se sabe o que gostaria que fosse, o que pode ser o que deve ser e o que é. Com qual delas conformar-se ou por qual delas viver? Será possível alienar-se em um objetivo comum e ignorar todos os outros mesmo que sinta que a verdade habita em outro lugar, não que o que esteja sendo vivido seja mentira, mas sim uma realidade paralela cada vez mais superficial, suprimida pela plenitude.

Hoje é possível enxergar coisas bem vantajosas que fariam com que a vida se tornasse algo mais essencial, sabe? Falta verdade, estamos dispostos a enfrentar isso tudo custe o que custar, quando a possibilidade de desistir ou de se entregar passa pela cabeça e causa dúvida está tudo muito perto de estar perdido.

Sim, é revelado o que se quer e como chegar. Não, não nos entregaremos ao que parece ser mais proveitoso, quem conhece os conceitos verdadeiros das coisas não se deixa levar por meras aparências, pois elas não enganam quem conhece a essência. Hoje, é cada vez mais claro quem merece estar ao nosso lado nessa empreitada e quem será bem vindo, o que são coisas distintas, porém não independentes para uma vida de verdade.



@adilsongl

19 de março de 2011

Lágrimas por um Abraço

Estava lá. Estava aqui a pensar. Estava a ponderar do por que, sem perceber o tempo transcorrido e escorrido por entre seu coração. A pirraça não o levou muito longe, quem sabe a um caminho alternativo nada prazeroso, sozinho e vazio.

Procrastinamos todo o tempo os problemas e devaneios que nos perseguem, mas até que ponto isso é prejudicial? Tomar uma decisão definitiva e derradeira, deixando a cólera tomar conta das atitudes que saem de nós pode parecer exemplo de força e vigor. Pura falácia, balela. Desagradável teoria de força, a força que tanto almejamos.

Somos mais fortes na própria fraqueza do que nas movimentações agressivas, ser conciso na hora da dificuldade é sempre mais louvável. De tanto estar aqui e lá à ponderar o que foi feito, a síntese não poderia ser outra se não arrependimento. Daquilo tudo, pensando ser o melhor e o mais forte, fez sofrer, sofreu, renunciou e hoje sofre mais, lágrimas caíram e foram derramadas por isso, lágrimas de pessoas admiráveis, lágrimas reais que agora provocam suas lágrimas secas de saudade.

Ao olhar algumas fotos e perceber a mudança que se deu em tão pouco tempo, soube então que perdeu a possibilidade de ao menos se explicar e pedir perdão. Resta então, seguir... Somente. Quem sabe um dia possa se explicar e explicar os seus motivos, sim. Nem sempre o certo é o certo a ser feito e nesse caso, não poderia ser diferente.

Ei, não pense que foi esquecido. Não pense que foi apagado. Mesmo que não pareça, simplesmente foste leal a um momento importante da vida de alguém, relevaste em meio a tudo e a todos. Quem sabe?



@adilsongl

18 de março de 2011

Auto-Condenação

Nossa! Tanto tempo se passou e a impressão que sempre fica é de que nada mudou mesmo que sejam nítidas e avassaladores perante nossos olhos. Quero tudo o que já tive ou que pensei ter, quero tudo o que sempre quis mas nem sei ao menos o sabor que tem. Apenas, quero!

Quem vive? Quem vive reclamando? Quem vive? Se fazendo de vitima... Vivem! Paro e penso que no final das contas tudo pode ser apenas mais um delírio da mente, mais uma fuga capaz de transformar todo o mundo em vilão. Só eu tenho razão, ninguém mais... Ouviu?

Sou um poço de preguiça e de inveja. Justifico meus erros com outros erros. Julgo. Condeno. Massacro. Desprezo e ignoro. Eu, eu, eu! Eu mesmo. Não sou o bom nem o melhor, eu quero ser mas quando vejo outro no lugar onde eu gostaria de estar e o julgo não merecedor daquilo, passo a não gostar. Eu, egoísta e insano. Eu, invejoso e profano.

Promiscuidade? Abomino. Abomino mas cometo. Em pensamento e em ação. Já estive em lugares inimagináveis fazendo coisas sequer pronunciáveis. Eu sei. Eu sei. Eu também pensaria o mesmo que você. HAHA. Está vendo como falar que não se deve julgar é fácil e aplicar é quase que impossivel? Eu sei. O discurso é lindo.

Não gosto de coisas falsas. As pessoas não são falsas, a menos quando lhes convém. Não gosto de coisas forjadas. Não gosto de pessoas vazias. Não gosto de pessoas razas. Por vezes não gosto de pessoas. Animais? Nem melhores, nem piores. Por quê transferir tua frustração para outra espécie? A dinâmica é exatamente a mesma. Há sentido e verdade.

Vou passar o dia todo aqui na companhia das nostalgias, das minhas saudades, dos meus sonhos, verdades e anseios. Vou escrever. Vou cantar e conversar com meu violão, desafinado e maltratado. Eu vou me arrepender mil vezes pela mesma coisa e logo depois pensar que só sou o que sou por ter feito o que fiz, mas o que sou? Até me arrepender mais uma vez. E outra vez... E outra vez...



@adilsongl

16 de março de 2011

Até Onde Tu és Ateu, Também?


Em uma discussão estritamente religiosa conduzida exclusivamente por religiosos, os termos "isso não é provado" ou "é mentira" devem sumariamente ser desconsiderados, haja visto que todas as doutrinas religiosas comportam histórias racionalmente ilógicas e descabidas, até sobrenaturais em alguns aspectos. Se tu cre, creia e ponto. Se o outro cre, deixe-o crer. Se quiseres fazer alguma coisa de proveitoso com isso não obrigue ninguém a ouvi-lo ou a segui-lo, porque não canaliza tua filosofia a fim de fazer algo proveitoso aos outros? Não seria mais fácil do que aumentar o número de pessoas que concordam contigo?

O respeito às crenças deve ser vital para o bom funcionamento social a menos que crente sfervorosos usem de artifícios e artimanhas para ameaçar e humilhar os que não compartilham da mesma crença usando para tal o nome do Deus que adoram. Você que crê e condena os ateus ao caminho do inferno baseado em escritos de homens que viveram na antiguidade - tão cegos quanto você por uma história miraculosamente contraditória, não merece respeito algum.

Já se deu conta de quantos deuses não existem ou são falsos para você? Para quantos deuses tu és ateu, também? Seja ao menos um pouco decente e faça uso da capacidade intelectual que possui...

Para quantos deuses tu é ateu, também?

PS: Baseado em uma discussão presenciada hoje, por mim... Promovida por senhoras de idade dentro de um transporte coletivo. Embaraçoso, não? Boa sorte!


@adilgongl

15 de março de 2011

Palavras ao Vento

Dessa clausura não quero mais sentir, pior prisão é estar detido pela própria liberdade e encarcerado na própria alma, daqui nada sai e nada entra. Será que um dia alguma coisa poderá ser feita? Alguma coisa desconhecida e eficientemente milagrosa? Milagre?

Já não é mais nada, nada além do que não possa ser definido dentro de si. Tudo que se repete em ciclos aleatórios e desconhecidos, mas que já mantém certa intimidade consigo mesmo tamanha é a freqüência com que se encontram.

Ao reclamar algum problema em busca de uma solução pacifica e satisfatória a todos tudo correu muito bem, diplomaticamente e politicamente correto, mas acontece que as pessoas não têm o costume de manter suas palavras mais como antes, como outrora se imagina que mantiveram, fora tratado com rispidez e desdém, visto em tal situação nada além do que surpresa e pesar lhe vieram à tona por alguns motivos ocultos.

Há felicidade e realização em poder fazer o que tanto almejou durante o tempo em que foi impedido perseguir seu futuro, mas aqui agora, hoje, não é como era antes... Talvez seja como nunca seria se não houvesse sido como foi talvez nem seja. Acometido pelo desânimo repentino e repetido, acometido pela descrença tão trivial para seguir em frente de alguma maneira.

Seguir em frente, eis o maior desafio. Penaliza-se e se policia para não reclamar demais visto que não chegou nem perto do sofrimento mais vital e mais cruel, por medo de senti-lo se mantém fechado e sozinho. Quando se para, para pensar e pesar os caminhos que já foram trilhados sem nunca terem sido cogitados o espanto é inevitável, e ao pensar que tudo não passou de uma fuga desesperada à busca de paz... De paz interior.

Quem sabe seja mesmo o seu maior desafio ou o seu maior medo, quem sabe seja apenas a tentativa frustrada de conseguir manter-se de pé e feliz como os outros. Quem sabe seja apenas uma vontade, uma saudade, um desejo de nostalgia esta noite... Já que nem uma música lhe acalma ou esbraveja, em meio ao silêncio seu coração brada relutante de dor e desespero, por favor! O espanto é inevitável, e ao pensar que tudo não passou de uma fuga desesperada à busca de paz... De paz interior.


@adilsongl

11 de março de 2011

Brêu

Muito mais cedo do que antes adormeceu e se perdeu em meio aos sonhos desajeitados e loucos sobre que vinha tendo, essa noite não era como as outras... O nervosismo assolava como há muito não o fazia, nem se lembrou a última vez na verdade. Ao despertar mais cedo do que - os pássaros e o galo chato do vizinho - que não existe, ainda parecia àquela noite, foi preciso sair antes mesmo que o dia se fizesse em si mesmo.

Tanto tempo de planejamentos e idéias malucas para chegar logo a um destino conhecido e improvável, os imprevistos já nem são mais meros imprevistos, pois agora fazem parte da rotina, na realidade e da mentira. O que deveria ser aleatório tornou-se regra e já não existe mais exceção e caso ensaie se revelar virá como regra. Entendeu? Enfim!

O fato é que toda aquela conspiração não passava de medo, isso mesmo... MEDO! Medo de não conseguir chamar aonde deveria, na hora prevista, como seria necessário. Medo de chegar, mas estar tão cansado da viagem que seria muito mais complicado fazer o que deveria ser feito ali. Em um local não menos apropriado para viagens, ele fez a sua para chegar até lá e tentar a oportunidade que a vida estava lhe dando, ninguém mais sabe... Até ele desconfia às vezes.

Nada pode ser feito sem antes ter sido feito do que jeito que deveria, caso contrário teremos problemas. Outra imagem não menos conhecida agora é enxergada no rosto dos menos prováveis e ele fica se perguntando se apenas ele viu aquilo ou estava lá de fato, concreto e provado. Mas essa resposta talvez nunca seja revelada, talvez pendendo para o certamente.

Outra vez uma de suas teorias e receios está ali na sua frente pronta para ser respondida em algumas páginas virgens, mais uma vez ele se sentirá sozinho e injustiçado e mais uma vez... E se der certo? Mais medo, porque quando alguma coisa dá errada reclama-se. Quando ela dar certo é preciso trabalhar nisso, aprender como funciona para mantê-la certa e isso requer certa habilidade, certa precisão no fazer já que... Nada é feito sem antes ter sido feito.



@adilsongl